Quem disse que o líder é aquele que mais sabe? Quem disse que o líder é aquele que vai ter as respostas para todas as perguntas? Quem disse que o líder deve ser o dono da razão? Quem disse que o líder, só por ser líder, não pode errar? Os mestres Ram Charam e Daniel Goleman, em seus estudos sobre liderança, não identificaram nos líderes essas características. Mas sim, o oposto, líder é aquele que não tem medo de fazer perguntas, não tem medo de aprender.

Líder não é aquele que recebeu um título, uma nomenclatura dentro de uma organização. Líder é aquele que você se inspira, que você quer seguir. Líder só é líder porque alguém parou para ouvir e quando viu já estava seguindo. E você reconhece logo pelo jeito de andar, pelo olhar interessado quando fala com você, pelas palavras que te fazem refletir. O líder é aquele que é movido por projetos, desafios, pela ânsia em realizar. E não tem nada a ver com o que ele vai receber em troca, dinheiro, bônus, premiação. Nada! Ele quer fazer porque ele se conectou verdadeiramente com aquele objetivo, aquele desafio, aquele sonho. O líder quer transpor barreiras, quer chegar onde poucos ou ninguém chegou. Ele quer se desafiar, quer construir. E o simples fato desta pessoa querer fazer faz com que as outras à sua volta queiram também.

É a energia, o entusiasmo, o acreditar profundamente naquele sonho, naquele objetivo que faz com que os outros queiram segui-lo. É o brilho no olhar, o tom da voz, o caminhar certeiro que contagia e faz com que você acredite que aquele sonho é seu também. Que você também pode transpor todas as barreiras para atingir um resultado, uma meta, um objetivo. E não são as certezas que te fazem segui-lo. São as inúmeras perguntas, o frio na barriga da superação, o encantamento pelo lugar que ninguém chegou. É o sentir que se o outro pode, eu também posso. Se o outro vê, eu também posso ver. Se o outro é, eu também posso ser. Não são os conhecimentos, a dureza nas respostas, mas sim o coração que pulsa, sem medo de que as incertezas o paralisem.

Não é porque o líder tem todas as perguntas, é porque ele quer saber as respostas. Ele é um inconformado com o estado das coisas, um curioso, uma eterna criança. Para ele, ou ela, não existem limitações, existe vontade de realizar, existe propósito, existe sonho. E por isso, por essa crença de que tudo é possível, que ele move o mundo. Porque para o líder, errar não é uma derrota, mas sim um aprendizado. Porque o verdadeiro líder é um eterno aprendiz!