Adoro os projetos de transformação organizacional, afinal mudar a cultura de uma organização não é uma tarefa simples. Por uma definição, segundo Schein: a cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e certezas que foram definidas pelos líderes e fundadores e compartilhadas com as pessoas que se juntaram ao time no seu dia a dia. Neste processo de formação da cultura de uma organização os eventos, os desafios superados, os clientes conquistados, as derrotas, e todos os rituais ou marcos que foram criados para contar a história dessa organização, foram fazendo com que esse “jeito de ser” fosse sedimentado.

Mas e quando a cultura organizacional impede o atingimento dos novos objetivos, de conquistar novos clientes e de manter os negócios operando, de engajar as pessoas, como fazer para mudar a cultura de uma organização? Se a premissa básica está no compartilhamento de valores, crenças e certezas da liderança talvez a resposta comece por aí. Para mudar a cultura de uma organização o primeiro passo está em engajar a liderança neste processo! Mas como fazer? Mostrando os benefícios que esta nova cultura irá trazer. E, para te apoiar neste processo vou te dar algumas dicas (baseadas no autor J. Kotter):

– Estabeleça um senso de urgência: todo mundo muda quando a “água sobe …”, é uma questão de sobrevivência! E para a liderança esse termômetro é muito sensível!!!! Reforçar que é preciso mudar senão haverá uma perda irreparável é algo que mobiliza qualquer um.

– Quanto mais pessoas, melhor! E não adianta só um líder querer mudar. Neste barco quanto mais pessoas aderirem a causa melhor! Então não meça esforços para sensibilizar o maior número de pessoas possível! Aqui vale influenciadores também. Para mudar a cultura de uma organização todos precisam falar a mesma língua, compartilhar do mesmo objetivo.

–  Tenha um plano de ação e uma visão compartilhada! Não existe transformação organizacional realizada com uma reunião de diretoria. Muito menos via e-mail. Para mudar a cultura de uma organização precisam ter novos eventos, novos marcos, novas formas de sensibilizar, de mostrar que o novo não é assustador! E para isso precisa de plano, precisa definir antecipadamente o que será feito e porque será feito.

– Comunique, comunique, comunique! Não tenha medo de falar! De todas as maneiras, no café, no almoço com a equipe, nos meios formais e informais. E em todo momento, a cada etapa conquistada. A comunicação faz com que as pessoas não percam o foco!

– Reforce os novos comportamentos! Convide aqueles que já mudaram para serem embaixadores da mudança, para apoiar aqueles que ainda não acreditam que é possível mudar. Nada melhor do que um bom exemplo para mostrar o caminho!

– Celebre as pequenas conquistas no caminho. Quebre o grande objetivo em objetivos menores e celebre, comemore, curta, compartilhe, comente!!! Assim começam os novos rituais, a transformação já começou e se reforçada positivamente ganhará muito poder!

– Conte histórias! As histórias contagiam, emocionam, fazem com que nos transportemos para um novo mundo. Peça para aquele líder mais resistente, que vivenciou a dor do processo de mudança que dê o seu testemunho, que conte como foi ser o herói da sua própria história. Coloque emoção neste processo!

– Consolide novos rituais! Por último, mas não menos importante, faça de novo, e de novo, e de novo! Consolide os novos rituais! Precisa de tempo para mudar a cultura de uma organização! Vivemos de histórias e precisamos de marcos e tempo para contá-las e relembrar!

Lembre-se, mudar a cultura de uma organização começa pela liderança, mas deve fazer parte da vida de todos. E, se você está participando deste projeto vista a camisa, coloque sua melhor energia e compartilhe os benefícios deste novo lugar. O novo pode ser assustador no começo, mas é lindo quando todos chegam lá! 😉

Paula Foroni conduz projetos de transformação organizacional. É consultora, coach, professora e pesquisadora. Mestre em Gestão de Pessoas pela Universidade de São Paulo, é apaixonada em conectar e desenvolver pessoas.