Eu tenho sido gamer por toda a minha vida, sempre gostei de jogos desde pequena. Além de mim eu posso garantir que você também gosta de jogos, não somente você, mas seus pais seus avós, seus tios, seus amigos…

Quando eu falo de jogo, eu não estou especificando somente os jogos digitais, existem diversas categorias de jogos: esporte, jogo de tabuleiro, cartas, dominó…

Todos os jogos tem pelo menos quatro elementos básicos em comum: todo jogo tem objetivo, regras claras, todo jogo te dá feedback constante (os jogos te apresentam indicativos a todo o momento de como está o seu desempenho, você não precisa esperar chegar no final de uma partida para saber como foi a sua participação) e a participação voluntária (todo jogo requer que os participantes saibam quais são as regras e escolham de livre e espontânea vontade segui-las  e sem quebra-las).

Existe uma teoria chamada Flow (Mihaly Csikszentmihalyi) que conseguiu identificar um estado mental de engajamento e foco total em algumas pessoas quando elas estavam desenvolvendo certas atividades, porém não é qualquer atividade, a atividade precisa fazer sentido para aquela pessoa, o objetivo precisa fazer sentido e esse desafio que ela enfrenta para desenvolver esse trabalho precisa ser desafiador na medida correta, não pode ser muito fácil para que não cause desânimo mas também não pode ser muito complexo para não causar ansiedade.

No dia a dia, a maioria das pessoas não encontram esse estado mental de engajamento.

De acordo com a pesquisa realizada pela Gallup em 2017 – apenas 33% dos profissionais estavam engajados em suas atividades.
Muitos ambientes de trabalho ainda não possuem uma cultura organizacional  que facilite o envolvimento no trabalho e evite o desgaste. O contexto organizacional deve produzir esse entusiasmo, os funcionários devem se sentir energizados e motivados, porque seus trabalhos são ativos e prazerosos.  

Tanto isso é verdade que muitos jovens estão tendo dificuldade de se inserir e ou permanecer no mercado de trabalho, pois não estão vendo sentido no trabalho exercido.

Somente algumas pessoas quando estão desempenhando uma função onde elas desenvolvem as suas habilidades ao máximo é que o Flow se faz presente.  

E quem é que nos oferece esse famoso Flow? Uma resposta para essa pergunta são os gamer designer, os jogos são pensados para isso, pensados para engajar as pessoas.

Pensa no seu time, pensou? Ótimo! Agora imagina esse mesmo time com objetivos definidos, seguindo as regras, recebendo avaliação da evolução do seu trabalho e participando de forma voluntária.
Como seriam os seus resultados?

Gamification é uma ferramenta que traz mecanismos e técnicas de designer de jogos para engajar as pessoas para alcançarem os seus objetivos, tem o poder de transformar a rotina muitas vezes tediosa em uma rotina agradável, é um virar de chave do Tenho que fazer para o Quero Fazer.

Quem diria que o gamer iria invadir o território corporativo para aumentar a produtividade nas empresas, uma verdadeira junção entre tecnologia, diversão e eficiência.

E para você esse universo ainda é novo ou já está imerso no Gamification?

Andréa Rodrigues é apaixonada por literatura, fotografia, jogos, animais e pela diversidade seja ela qual for. Rótulos e bandeiras? Sim, ainda se fazem necessários, mas levanto apenas a bandeira do respeito.